Boa parte de minha vida passei estudando. Foram longos anos de duas graduações. Durante esses anos, pude perceber que opostos realmente se atraem. Sou graduado em direito e contabilidade, e notei que humanas e exatas precisam estar uma ao lado da outra para beneficiar o maior número de pessoas.

O direito me trouxe a interpretação das leis, me mostrou como funciona o judiciário e abriu as portas para o conhecimento e habilidade da argumentação. Também me fez crítico para o governo e questionador de praticamente tudo. Já a contabilidade aperfeiçoou minha competência com os números, me deu precisão e consciência de quantidade x qualidade.

Realizando a junção destas duas áreas, eu só tive a ganhar. Por isso, trouxe esse tema em nosso blog. Acompanhe comigo.

Enquanto isso, convido a conhecer a Calculadora de aposentadoria, que desenvolvemos para auxiliar a calcular, quanto tempo falta para a sua aposentadoria!

calculadora aposentadoria

 

Direito e contabilidade caminhando juntos

Veja como o direito é extremamente necessário à contabilidade e vice e versa. Depois desta análise, você vai observar o quanto importante é a busca por um profissional que tenha o domínio dessas duas áreas.

Contadores estão expostos às constantes alterações na lei e as novas obrigações contábeis que surgem vez após vez. Se estes fossem avessos um ao outro, como as pessoas da área contábil iam se portar diante da interpretação de cada nova lei?

direito e contabilidade

E os graduados em direito? Como iam calcular somas trabalhistas, tributárias e previdenciárias se dissessem que são atuantes somente da área de humanas? Já vi juízes encerrarem audiências trabalhistas, sem a conclusão do problema, partindo para a próxima, porque o advogado se “embananou” na hora de fazer os cálculos do quanto seu cliente teria de receber. Observou? Era necessário habilidade com os números.

Dava pra justificar ao juiz que ele era advogado e não contador?

Mesmo não sendo uma exigência ter direito e contabilidade no currículo para exercer a profissão, as áreas do direito demandam também uma certa agilidade com números, isso é fato!

 

Fusão notada desde os tempos do Brasil Colônia até hoje

Para você ter certeza que não sou eu quem estou atribuindo o sucesso ao direito e contabilidade juntos, basta voltar no tempo e ver como as coisas funcionavam muito antes de você e eu nascermos.

Nos tempos de colônia, o Brasil esteve regido pelas Ordenações Manuelinas e Filipinas. Dessa forma, todos os negócios realizados em território nacional deviam, obrigatoriamente, serem orientados por meio exclusivo de um contador. Para que isso acontecesse, as Ordenações Filipinas tratavam em um livro próprio da função e responsabilidades do contador, bem como sobre as penalidades por não empregar seus préstimos laborais.

Viu como a junção do direito e contabilidade eram extremamente necessárias, muito antes de meus pais virem a este mundo? Que dirá à nós, hoje em dia.

 

Quer saber mais? 

Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão


 

De que forma direto e contabilidade se complementam?

Contadores podem fidelizar clientes pelo simples fato de saberem a aplicação correta da norma e no que ela resulta se não for devidamente cumprida. Acredite, muita gente é penalizada neste meio, não porque se negou a seguir o que foi determinado em lei, mas, porque não soube interpretar corretamente o que a norma pedia. 

Ter um contador que pode te conduzir pelos números e pelas normas com confiança, faz toda diferença. Traz competência e completude. É sem dúvida uma boa escolha, na hora de selecionar um profissional para cuidar de suas finanças, optar por alguém com essas duas formações.

direito e contabilidade

 

Previdência

No tocante à previdência, chega ser surpreendente a necessidade do direito e contabilidade andarem juntos. Orientar o cliente de forma segura exige que o profissional esteja atualizado, seja por cursos ou notícias.

Como advogado, recebo frequentemente dúvidas de colegas contadores sobre o tema. Você também pode saber mais sobre esse assunto, já falamos aqui no blog sobre aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição

 

Direito tributário

Imagine que você é o cliente e deseja contratar um contador. Vai escolher aquele que não domina a legislação sobre impostos e demais tributos? Eu não escolheria, uma vez que quero um profissional justamente para me orientar nessa área onde “meu dinheiro mais escapa”.

É por meio do Direito que o Estado regulamenta todas as operações fiscais e os princípios tributários, mais do que as bases do sistema tributário brasileiro, eles são autênticas limitações ao poder de tributar, muitos dos quais com expressa previsão constitucional. É de extrema importância dominar o assunto se um contador quiser sair na frente dentro do mercado de trabalho.

 

Para concluir, afirmo que conhecimento de fato é importante: orientar clientes com confiança! É dessa forma que os cliente se mantém fiéis e satisfeitos, pois eles percebem que o profissional sabe passar informações com expertise. Indicando, assim, o melhor caminho para cada caso.

Se você desejar saber mais sobre direito e contabilidade ou assuntos como esse, não deixe de nos acompanhar em nossas redes socias, Facebook e Instagram!

 

Até a próxima,

Dilnei Marcelino Junior.

 

dilnei marcelino

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Dilnei Marcelino Junior

É advogado e contabilista especialista em direito previdenciário.