Este texto foi produzido antes da aprovação da reforma da previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019) e algumas informações estão sujeitas às alterações impostas pela nova lei.

Vou te contar duas situações pelas quais já passei. Antes de haver a prova de vida, já me deparei com pessoa falecida que ainda recebia seu benefício direitinho todo mês. E em contrapartida também já vi pessoas “bem vivas” que não puderam desfrutar da aposentadoria porque o INSS as considerava falecidas.

Seria cômico se não fosse trágico, não é mesmo? Pois isso não só é possível acontecer, como já aconteceu por muito tempo.
Por esta razão, desde 2012 todos os aposentados são obrigados a realizar a prova de vida. Quem não realiza esse procedimento pode ter o benefício interrompido.

E antes de saber como funciona a prova de vida, você pode fazer agora mesmo, o cálculo de quando será a sua aposentadoria. Está curioso? Então não perca nenhum minuto!

calculadora aposentadoria

 

Prova de vida: como fazer?

Na data determinada, o segurado aposentado deverá e dirigir ao banco, portando sua identidade ou outro documento com foto para que seja constatada a prova de vida. Se o segurado não puder comparecer ao banco, seja por motivo de doença ou locomoção, um procurador, devidamente cadastrado no INSS pode representá-lo nesta data. 

Quem mora fora do Brasil também pode usar um procurador. Ou ainda, emitir um documento de prova de vida fornecido pelo consulado ou um formulário específico de atestado de vida fornecido pelo INSS.

formulário prova de vida

Modelo de formulário para quem mora fora do país – disponível para download na página do INSS.

Aliás, eu fiz um vídeo sobre prova de vida. Assista abaixo:

Em que momento deve ser feita a prova de vida?

Os bancos são responsáveis por estipular a data em que o segurado fará a prova de vida. Assim, desde 2012 são eles que avisam o aposentado quando comparecer à agência. 

fila de espera prova de vida

Alguns bancos estipulam a data de aniversário da pessoa aposentada para fazer a prova de vida. Já outros determinam que seja a data do aniversário do benefício, etc. O importante é que uma vez por ano o segurado compareça no dia determinado para fazer a comprovação de vida.

 

O que acontece se a prova de vida não for feita

A penalidade nesse caso é muito simples. Se não houver a prova de vida ao final de 12 meses o benefício do segurado aposentado será suspenso. Passados 6 meses, se ainda não houver a comprovação de vida, o benefício será cancelado.

 

Prova de vida com biometria e identificação facial

Sim, é uma novidade vindo por aí! O INSS tem previsão de lançar no mês de agosto, a prova de vida por meio do app MEU INSS, utilizando como base, a biometria e identificação facial do aposentado. Essa é uma maneira de facilitar a prova de vida para todos os segurados.

O projeto piloto será lançado em parceria com a Dataprev, onde por volta de 1.000 aposentados farão o cadastramento da biometria no aplicativo MEU INSS. A prova de vida se fará não só apenas pela biometria, como também por meio de um vídeo de poucos segundos onde o aposentado dirá algumas palavras e a tecnologia se encarregará de identificá-lo.

O intuito da prova de vida por biometria e identificação facial é facilitar aos segurados quaisquer problemas de locomoção, estando assim, desobrigados de ir ao banco. O que faz todo sentido, uma vez que ao avançar a idade, muitos deles não tem a menor condição de sair de casa.

Isso também reduz consideravelmente as filas nas datas designadas e desburocratiza – e muito – o trabalho que os bancos e o INSS realizam.

 

Quer receber mais conteúdos em seu email? 

Cadastre-se no formulário abaixo para receber conteúdos como esse,em primeira mão.


Cidadão em dia e com o benefício correto

É importante que haja essa prova de vida para que haja controle no pagamento do benefício, evitando fraudes e outros crimes. O INSS juntamente aos bancos tem o dever de zelar para que o cidadão que necessita do benefício o receba sem problema algum e isso significa não permitir que o dinheiro vá para as mãos de quem não tem esse direito.

atendimento INSS

Já o cidadão, tem o dever de estar em dia com seus dados cadastrais e demais solicitações, para poder desfrutar com tranquilidade dos benefícios do INSS.

 

Por que me preocupar com a aposentadoria?

Não importa o quanto você queira continuar trabalhando, isso não é desculpa para não planejar a sua aposentadoria. Ter esse dinheiro em mãos, prepara você para emergências e mais qualidade de vida.

Além do que, você até pode continuar trabalhando para ter uma renda extra sem se preocupar com a renda principal.

A aposentadoria é a oportunidade perfeita para ir atrás dos lugares e experiências que você viu em fotos ou vídeos e sempre quis visitar. Agora você pode coletar essas experiências e participar de eventos que você não conseguiu por causa da sua rotina de trabalho.

 

Ainda tem dúvidas quanto à prova de vida?

Você precisa de orientação sobre esse assunto? Estou à disposição para tirar suas dúvidas sobre a prova de vida. Não só isso, como também analisar e identificar qual o tipo de aposentadoria é a ideal para o seu caso. 

Como já disse anteriormente, uma aposentadoria confortável permite que você aproveite melhor todos os momentos. Sem precisar se preocupar em voltar ao trabalho ou qualquer outra coisa.

Quaisquer que sejam seus sonhos, a aposentadoria é, por diversas vezes, uma nova oportunidade para realizá-los, mas só é possível se você planejar cuidadosamente agora mesmo.

Os anos de experiência teórica e prática em direito previdenciário e contabilidade me possibilitaram ajudar mais de 500 pessoas que precisavam requerer o benefício. 

Preencha o formulário abaixo que terei muito prazer em analisar o seu caso!

 

dilnei marcelino

 

Até a próxima,
Dilnei Marcelino Júnior

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Dilnei Marcelino Junior

É advogado e contabilista especialista em direito previdenciário.