O direito de se aposentar é para todos, não só trabalhadores de carteira assinada, mas os empresários que contratam esses trabalhadores também têm direito à aposentadoria.
A aposentadoria para empresário deve ser pensada com antecedência, ou seja, não deixe para prestar atenção nisso quando já estiver saturado e decidido a parar de trabalhar.
Portanto, após anos de esforço e dedicação ao seu negócio, você empresário merece ter uma renda garantida e uma vida financeira mais estável, mas precisa se preparar para tal.
Assim, para todos os empreendedores, a maneira mais eficiente de obter o melhor benefício do INSS é acompanhar suas contribuições previdenciárias. Neste artigo você vai saber como fazer isso. Confira!
Como aumentar o valor da aposentadoria para empresário?
Como dito anteriormente, a forma mais eficaz de obter o melhor benefício do INSS na categoria de aposentadoria para empresário, é acompanhar a evolução de suas contribuições.
Assista ao vídeo abaixo para saber como fazer isso ou continue lendo este texto.
Você pode acompanhar seus pagamentos ao INSS por meio de um relatório chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Neste relatório, você empresário consegue verificar como estão sendo feitas suas contribuições e mais ainda, qual é a média delas.
Para cessar o CNIS é fácil, basta fazer seu login no site ou aplicativo Meu INSS e fazer sua consulta.
Sabendo a média das contribuições, você já consegue ter uma previsão de valor de benefício da aposentadoria. Para ter segurança sobre esse aspecto, converse com seu contador e também com um advogado especialista em direito previdenciário para evitar erros comuns na aposentadoria de empresário.
Lembrando que como empresário, você pode contribuir nas seguintes categorias:
Importante destacar que como MEI, o recolhimento é feito por meio de cota única dentro do DAS. Trabalhando apenas como MEI, o valor da sua aposentadoria será sempre de um salário mínimo.
Fuja da “síndrome do Raylander – Guerreiro Imortal”
De forma bem humorada, é assim que eu chamo aquele empresário que acredita que pode trabalhar “ad eternum”, ou seja, acha que vai viver e trabalhar para sempre. Entenda que isso não é possível mesmo que você seja extremamente saudável e ativo.
A idade chega para todos, e o melhor a fazer enquanto você tem vigor, além de trabalhar, é usar essa energia para se planejar para ter um futuro prazeroso, colhendo os frutos desse esforço.
Por isso, cinco anos antes do que você imagina ser o tempo de se aposentar, faça um estudo de planejamento previdenciário.
De forma bem objetiva, para o homem será quando ele atingir, aproximadamente, 30 anos de contribuição e, para a mulher, quando ela atingir cerca de 25 anos de contribuição.
Nós chamamos essa fase de “pré – aposentadoria”. Esse é o momento certo para se programar, planejar e efetuar ações para uma aposentadoria tranquila.
Como é feito o cálculo da aposentadoria para empresário?
De forma mais técnica, vejamos agora como é realizado o cálculo da aposentadoria para empresário junto ao INSS.
Lembrando que, após a reforma da previdência, o cálculo do benefício será igual ao das outras categorias de aposentadoria.
Ou seja, o segurado receberá 60% da média de contribuições:
- Mínimo de 20 anos de contribuição se for homem;
- Mínimo de 15 anos de contribuição se for mulher.
Esse percentual aumenta 2% por ano de contribuição até atingir 100%.
Para saber mais sobre aposentadoria para empresário e outros tipos de aposentadoria, continue acompanhando as publicações aqui do blog e também minhas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram).
Programe-se, entenda o que fazer antes do momento da sua aposentadoria, baixe agora o PDF: “Dicas de um advogado previdenciário para você se aposentar bem”. Nele eu forneço algumas orientações simples para você se preparar para a tão sonhada aposentadoria.
Aposentadoria tranquila exige planejamento
Não esqueça que, para uma aposentadoria tranquila é necessário planejamento. Mesmo sendo um empresário bem sucedido, você não deve descuidar desse ponto.
Por isso, ao realizar contribuições tendo como base valores altos, é preciso verificar se realmente esse investimento terá o retorno desejado lá na frente.
Assim sendo, é de suma importância você fazer um planejamento de suas contribuições. Com ele, é possível verificar se os seus investimentos serão revertidos em um ganho real no valor da aposentadoria.
Gostou do texto? Deixe seu comentário!
Conte comigo,
Dilnei Marcelino Júnior