Em contato com diversos clientes fico surpreso ao perceber que muitos deles ainda não compreendem totalmente o que é a Previdência Social. Por isso, antes de tratar sobre as dicas aos contadores, vou lhe dizer em poucas palavras o que é a Previdência Social.

Se trata de um programa social onde as pessoas podem participar com contribuições mensais. Dessa forma, a pessoa se torna um segurado e passa a usufruir dos benefícios oferecidos pelo sistema previdenciário. Para auxiliar nesse processo, acompanhe nesse texto as dicas especiais que tenho para os contadores, sobre previdência social.

Conheça a nossa calculadora de aposentadoria!

calculadora aposentadoria

 

1. Manter-se atualizado quanto às mudanças na previdência social

Uma das principais dúvidas dos contadores é qual legislação deve ser aplicada. Sabendo que, para solicitar a aposentadoria são necessários alguns cálculos para se chegar ao valor devido para cada pessoa. Errar a base desses cálculos é entregar um trabalho totalmente inadequado para seus clientes.

Não só em relação a aposentadoria. Há outros benefícios concedidos pela previdência social que recebem novas normas e regulamentação periodicamente e se os profissionais não se atualizarem seus clientes sairão perdendo.

Por isso, acompanhar as mudanças das regras previdenciárias é muito importante para os contadores. Para aqueles que não conseguem interpretar uma nova regra ou norma, não tenha receio de procurar um especialista para esclarecer suas dúvidas.

Quer receber mais artigos sobre previdência social?

Assine nossa newsletter e seja avisado por e-mail:


 

Direito x Contabilidade de mãos dadas

Duas áreas não poderiam ser tão próximas quanto essas. Recomendo fortemente para quem atua em uma dessas duas áreas, que estude e alinhe uma a outra, pois elas são complementares.

Se um contador precisa constantemente do apoio de um advogado para esclarecimentos das novas normas, o advogado precisa do auxílio dos contadores para sanar dúvidas e realizar os cálculos.

 dicas sobre Previdência Social

Afirmo que isso não acontece esporadicamente. É certo que em muitos casos, direito e contabilidade andam de mãos dadas, digo isso não só pela Previdência Social, mas em causas trabalhistas e processos tributários. Humanas e exatas estarão lá, unidas para levar a melhor solução aos clientes.

 

2. Conhecer todos os benefícios da previdência social para empresários

O empresário que contribui é um segurado da previdência social, exatamente igual a qualquer empregado celetista, basta tão somente estar com sua situação regular perante ao INSS. Informe o empresário de maneira correta e completa sobre todos os benefícios que ele possui.

 dicas sobre Previdência Social

Os contadores precisam estar atualizados à esta causa, pois o empresário pode ser segurado sendo MEI ou mesmo tendo funcionários. Há uma categoria para qualquer pessoa que deseja obter a aposentadoria ou outros benefícios da previdência social, e os empresários também fazem parte deste universo de contribuintes.

 

3. Utilizar e explorar todas as fórmulas de cálculos disponíveis

Cada espécie de benefício tem uma forma de se apurar o devido valor. Devemos fazer o que é necessário para nossos clientes, no entanto dentro do que a norma prevê, por isso é muito importante entender qual benefício seu cliente busca e a forma de cálculo deste.

 dicas sobre Previdência Social

Por fim, os 3 benefícios mais requeridos junto ao INSS atualmente são Aposentadoria por Tempo Contribuição, Aposentadoria por Idade e Auxílio Doença, sendo que cada um deles possui uma forma de cálculo diferente. O meu conselho é: estejam sempre atentos às necessidades de seus clientes para poder fidelizá-los.

E se você quer ficar por dentro de tudo sobre esse e demais assuntos similares, não deixe de nos acompanhar no blog e em nossas redes socias Facebook e Instagram.

Até a próxima,
Dilnei Marcelino Junior.

dilnei marcelino

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Dilnei Marcelino Junior

É advogado e contabilista especialista em direito previdenciário.