Você já imaginou curtir a aposentadoria com tranquilidade e qualidade de vida depois de anos de serviços prestados? Aposto que sim, pois esse é o sonho e o direito de milhares de pessoas ao redor do mundo.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso uma série de fatores. O que inclui um sistema previdenciário com regras bem definidas. 

Por exemplo, para muitas pessoas o melhor lugar do mundo para se aposentar precisa, no mínimo, de um clima agradável, condições justas para alcance do benefício, custo de vida aceitável e assistência médica de qualidade

Dá para ver que é muita coisa para um lugar só, não é? A verdade é que cada país tem seu contexto histórico e econômico, ou seja, a ideia de melhor lugar varia de pessoa para pessoa. 

Sendo assim, melhor do que falar é mostrar alguns dados para você tirar as próprias conclusões. Quer saber como seria se aposentar e morar na França, Estados Unidos, China ou em outros lugares? É simples! Clique na imagem e baixe o infográfico “Aposentadoria pelo mundo”.

aposentadoria pelo mundo

Continue lendo este texto, nele você vai saber como funciona a aposentadoria em outros países e ainda vai entender um pouco mais sobre os principais tipos de previdência. 

 

Tipos de previdência

Você conhece os tipos de previdência? Os principais sistemas são o de repartição e capitalização. Atualmente, o nosso país está usa o sistema de repartição. Vamos dar uma “olhada” em cada um deles para que você possa entender melhor.

 

Repartição

Na repartição há solidariedade entre os contribuintes. Isso quer dizer que os que trabalham estão contribuindo para o pagamento de quem já está aposentado.

Por exemplo, se os seus pais já conquistaram a aposentadoria, é certo que o valor que estão recebendo é proveniente das suas contribuições e de quem mais estiver trabalhando.

É claro que isso é apenas um exemplo, não é definido que o valor da minha contribuição, especificamente, vai para fulano ou ciclano, mas sim, a somatória de todas as contribuições é quem paga benefício de quem já se aposentou.

Sendo assim, quando você se aposentar, os mais jovens, que estiverem trabalhando e contribuindo é que vão custear o seu benefício.

contribuintes inss

A desvantagem nesse regime é o envelhecimento da população, pois, quanto mais jovens trabalhando o sistema se mantém tranquilamente. Porém, se houverem mais idosos recebendo o benefício do que trabalhadores ativos e contribuindo, a conta não fecha.

Em contrapartida, a vantagem está na proteção automática do Estado. Assim que o cidadão inicia os pagamentos e adquire o status de contribuinte, já está protegido no caso de um acidente, por exemplo.

Usando este modelo, além do Brasil, posso citar países, como França, Alemanha, Grécia, Suécia, Japão, entre outros.

 

Quer receber conteúdos como esse direto no seu e-mail? Assine a nossa newsletter.  


 

Capitalização

Já no sistema de capitalização, o trabalhador é quem contribui durante toda fase laborativa para o seu benefício. Ou seja, é como se fosse uma poupança individual, pois, no momento em que ele se aposentar esse valor será destinado somente a ele.

Sendo assim, o benefício da aposentadoria será totalmente proporcional a quantidade de contribuições que ele realizou ao longo dos anos. Portanto, se a contribuição foi maior, ele receberá a mais também.

Usando este modelo, posso citar países como Chile, Peru, Inglaterra, Nova Zelândia, Hungria, Polônia, entre outros. 

Vale destacar que mesmo usando um regime de capitalização, boa parte dos países faz uma composição mista entre sistemas. Ou seja, não usam apenas a capitalização.

 

Qual o “melhor lugar do mundo para se aposentar”?

Mas, e aí? Qual será o melhor lugar do mundo para se aposentar? Vamos ver como funciona o sistema de previdência de alguns países:

 

Dinamarca

Dinamarca

A Dinamarca está localizada no norte da Europa.

Na Dinamarca a aposentadoria pode ser requerida aos 65 anos. Porém, estima-se que subirá para 67 entre 2024 e 2027. O sistema de aposentadoria na Dinamarca é considerado um dos melhores do mundo e ele é um misto de capitalização, repartição e proteção social (benefício para quem nunca contribuiu).

Trata-se da junção do benefício pago pelo Estado e sistemas de previdência obrigatórios entre funcionários e empresas.

O valor da aposentadoria na Dinamarca varia muito, pois é medido pelo tempo de contribuição de cada segurado.

Além da aposentadoria, a Dinamarca possui um grande sistema de bem-estar social. Por exemplo, um sistema de saúde público e gratuito, acessível a todos que residam legalmente no país. Um ponto muito importante para quem quer aproveitar a aposentadoria com qualidade de vida. 

 

Espanha

Espanha

A Espanha está localizada na porção mais oeste da Europa.

Na Espanha o contribuinte se aposenta com 65 anos de idade e no mínimo 35 anos de contribuição. Lá, ele pode se aposentar e continuar trabalhando. Assim, ele recebe metade do benefício.

O valor da aposentadoria é em torno de $1.047€, ou seja, cerca de R$ 4.700,00. 

O país situa-se na Península Ibérica, especificamente no Sudoeste da Europa. Seu regime é de Monarquia Parlamentarista, governado pelo rei Felipe VI (que assumiu o reinado em 2014) e o país foi formado com a junção de outros sete reinos. Até o início do século XV a Espanha não existia como nação.

 

Panamá

Panamá

O Panamá é um país da América Central.

Curiosamente, o interessante do Panamá é que o país adota uma política de incentivo para receber aposentados estrangeiros. Lá, seu dinheiro vai render muito bem. O custo de vida é ótimo e os aposentados usufruem de muitos descontos em diversos serviços e estabelecimentos.

Bom, para responder nossa pergunta inicial, você já deve ter notado que não há o melhor lugar do mundo para se aposentar, uma vez que, cada região tem o seu contexto econômico, político e social. 

 

O que podemos concluir disso?

As situações mudam de país para país. A expectativa de vida da população, as políticas implantadas e formas de governo influenciam na aposentadoria dos contribuintes.

Portanto, é importante se manter atualizado quanto à legislação e suas mudanças, a fim de que cada cidadão possa cumprir seus deveres e garantir seus direitos. 

Está com alguma dúvida em relação à situação da sua aposentadoria aqui no Brasil? Preencha o formulário abaixo para que possamos agendar uma conversa.

dilnei marcelino

Para ficar por dentro das novidades e receber conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e me acompanhe nas redes sociais, Facebook, Linkedin e Instagram!

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Dilnei Marcelino Junior

É advogado e contabilista especialista em direito previdenciário.